Busca por Emprego




Uma Pequena orientação de como focar a Busca por Emprego no atual mercado de trabalho.


Aqui vamos tentar orientar os candidatos que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho a procura de oportunidades, de conseguir uma oportunidade de entrevistas para um emprego.






Conquistar uma oportunidade no atual mercado de trabalho não é uma missão das mais fáceis, ainda mais quando se trata do primeiro emprego, quando surge uma série de dúvidas e inseguranças. O mais importante neste caso é se preparar para enfrentar a concorrência e atender às expectativas do mercado da melhor maneira possível.

Após o grande esforço para passar no vestibular e obter o diploma universitário, os jovens têm de enfrentar uma nova conquista: a conquista do primeiro emprego. Com o mercado cada vez mais apertado e pouca estabilidade empregatícia, é importante estar ciente sobre a realidade em sua área de atuação e saber quais são os requisitos mais visados pelos empregadores. Na trilha para a conquista do trabalho, muitas vezes é preciso ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. Para o jovem recém-formado, recomendamos uma única atitude: não ficar apegado somente à técnica adquirida na universidade. A maior parte das instituições de ensino ainda é focada apenas no aspecto prático ou teórico, sendo que o ideal é unir os dois. Temos, ainda hoje, o modelo separado de áreas exatas e humanas, por exemplo, sendo que alguém formado em exatas terá sempre de trabalhar com o elemento humano. Cerca de 60% dos empregos na atualidade são para áreas estratégicas e 40% para funções técnicas.

Outro grande aspecto é que, atualmente, tudo muda com muita rapidez – e só tem sucesso quem se adapta a essas mudanças. Hoje não existem mais carreiras como antigamente, para uma vida toda, e sim fases profissionais. Obter êxito no início da busca por emprego requer aprendizado constante. O conhecimento é o que há de mais valioso para um profissional. Vivemos uma era de rápidas mudanças, em que temos de pensar de modo estratégico. Criar sua rede de contatos profissionais desde cedo é mais do que recomendável, além de, se possível, estagiar o quanto antes. 


0 comentários :

Postar um comentário

Cancel Reply
Tecnologia do Blogger.

Vagas por Categoria